Other stuff ->

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Estrada Real - Passaporte

Sou um grande fã da Estrada Real - acho que a idéia foi muito legal de incrementar o turismo em Minas Gerais através da Estrada Real e acho os marcos da estrada real uma coisa muito legal. Toda vez que vejo um marco lembro -me dos bandeirantes passando por ali com mulas carregadas de Ouro, em direção à Paraty e de diamante, vindas de Diamantina e Serro.

A estrada real foi uma tentaiva da Coroa Portuguesa de disciplinar o escoamento de ouro em uma via que fosse melhor definida, protegida e é claro, fiscalizada.

No texto do próprio site www.institutoestradareal.com.br, tem-se que:


A Estrada Real é a maior roto turística do país. São mais de 1630 quilômetros de extensão passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

A sua história surge em meados de século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.


O Estrada Real tem quatro caminhos bem definidos - o Caminho Velho, que ia de Ouro Preto até Paraty, o Caminho Novo, que ia de Ouro Preto até o Rio de Janeiro, o Caminho de Sabarabuçu, que contorna Belo Horizonte, saindo de Ouro Preto e indo até o início do Caminho dos Diamantes, a última parte a ser incorporada à Estrada Real, até Diamantina.

Com o passaporte da Estrada Real, você completa cada um dos Caminhos e recebe um Certificado. Se completar todos os quatro, você ganha um Certificado Geral.

Com essa idéia na cabeça, resolvi embarcar na onda do passaporte, e percorrer os caminhos, de moto.

Acessei o site e pedi nossos passaportes, e fomos buscá-los, eu e meu filho, em Cocais, trocando-os por dois quilos de alimento. Eu levei dois quilos de arroz.

Estava iniciando uma grande epopeia !



A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.
A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate it!