Other stuff ->

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Liberdade, Igualdade e Fraternidade



 

Nós sabemos que a Maçonaria no mundo teve duas vertentes principais: a Inglesa e a Francesa. No Brasil, apesar de estarmos estritamente ligados com a Grande Loja Unida da Inglaterra, e reconhecidos por ela, a nossa origem é francesa, igualmente como todas as Obediências Maçônicas dos paises da América Latina.

É, portanto, muito comum ouvirmos nas Lojas brasileiras a trilogia "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", o que não é comum nas Lojas dos EUA, ou na Nova Zelândia, por exemplo, locais onde a origem foi inglesa..

Muitos Maçons alegam que essa divisa maçônica., foi usada durante a Revolução Francesa, em 1789, provando que esta última foi articulada e planejada pela Maçonaria.

Nada mais falso! Vejamos o que nos diz o historiador maçônico Alec Mellor, francês, em seu "Dicionário da Francomaçonaria e dos Francomaçons":

"é inteiramente falso que essa divisa republicana seja de origem maçônica. Louis Blanc e outros autores pretenderam que o seu inventor teria sido Louis Claude de San Martin, o "filosofo desconhecido". O historiador mais autorizado da vida e do pensamento desse ultimo, Robert Amadou, mostrou que ele não o foi".

"A senhora B.F.Hyslop examinou uma boa quantidade de diplomas maçônicos emitidos de 1771 a 1799 na Biblioteca Nacional. Encontrou somente dois nos quais as três palavras encontram-se reunidas. Quase todos comportam: "Salvação-Força_Uniao", ou falam do Templo onde reinam "o Silencio, a União e a Paz" (ver Anais da Ver. Francesa, jan. 1951)".

"A 1ª Republicana empregou bastante a divisa: "Liberdade, Igualdade ou a Morte", mas não é preciso dizer que tal programa ideológico jamais foi o da Francomaçonaria. Somente na 2ª Republica apareceu a "divisa tripla"".

"Não foi a Republica que tomou a divisa emprestada da Maçonaria, mas sim esta ultima que a tomou emprestada da Republica".

 

O Mestre Castellani nos diz, em seu "Consultório Maçônico", editora A Trolha:

"A trilogia foi tomada da 2ª Republica Francesa, instalada após a revolução de 1848, e não como muitos pensam, da 1ª Republica, proclamada em 1793, algum tempo depois da Revolução Francesa, já que a divisa era "Liberdade, Igualdade, ou a Morte"".

"Não é verdade, portanto, como costumam afirmar Maçons ufanos, que essa divisa republicana tenha origem maçônica, já que ocorreu foi exatamente o contrario: a divisa maçônica é que tem origem na Republica Francesa".

 

Seria muito bom para todos os Maçons do mundo:

•          Se a Liberdade fosse melhor entendida e que se respeitasse os limites do próximo, pois nossa liberdade termina onde começa os direitos de nosso Irmão.

•          Se a Igualdade fosse disseminada com mais intensidade e a diferença entre os Obreiros fosse minimizada e que todos ficassem no mesmo Nivel.

•          Se a Fraternidade, esteio básico para que possa existir a Maçonaria, fosse bem entendida e aplicada.

 

Ir.'. Alfério Di Giaimo Neto.

Translate it!